Tipagem HLA-B27

Antígenos leucocitários humanos (HLA) são produtos de genes encontrados no complexo principal de histocompatibilidade humano. Apesar de serem mais conhecidos por sua importância em transplantes, determinadas moléculas HLA estão associadas com doenças específicas, como é o caso do HLA-B27, fortemente relacionado a um conjunto de doenças reumáticas, que incluem espondilite anquilosante (doença de Bechterew), síndrome uretro-oculo-articular (doença de Reiter, combinação de sintomas de uretrite, conjuntivite/uveíte, artrite), uveíte anterior aguda ou iridociclite aguda, artrite reativa (para-/pós artrite infecciosa), artrite psoriática, artrite idiopática juvenil e enteropatias (doenças crônicas inflamatórias intestinais).

 

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que acomete preferencialmente a coluna vertebral e as articulações sacro ilíacas, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial. Geralmente se inicia no adulto jovem, entre as 2ª e 4ª décadas da vida, preferencialmente do sexo masculino, com uma incidência três vezes maior que nas mulheres, da cor branca e em indivíduos HLA-B27 positivos. A associação da EA com o HLA-B27 é especificamente forte principalmente em populações brancas, onde a prevalência do é significativamente maior podendo variar entre 80% e 98%. No Brasil, a EA, bem como outras espondiloartropatias, costuma ser encontrada em mulatos, devido à influência da ascendência genética branca, mas é rara em negros não miscigenados.

 

O teste para a tipagem molecular do HLA-B27 deve ser solicitado como parte de um grupo de exames para diagnóstico e avaliação das condições que sejam a causa de artrites e inflamações, sendo utilizado como análise complementar associado a sinais, sintomas, outras avaliações laboratoriais e a exclusão de doenças auto-imune. Um resultado positivo do HLA-B27 ajuda a firmar o diagnóstico.

 

Metodologia:

Isolamento do DNA genômico de leucócitos. PCR em tempo real que permite a detecção do alelo HLA-B27.

 

Coleta:

Amostra de sangue ou saliva em papel filtro FTA da Whatman® ou coleta de 4,5 mL de sangue periférico em um tubo de coleta a vácuo com anticoagulante EDTA (Vacutainer de tampa roxa). Amostra de sangue deve ser enviada em até cinco dias e conservada em temperatura ambiente.

 

Prazos:

Os resultados são enviados em 15 dias úteis, contados a partir da data do recebimento do material.

 

* O exame só será realizado mediante pedido médico.

 

Para maiores informações e valores entre em contato com a Genomic.