SNPs e DIPs

SNPs e DIPs / INDELs

 

Marcadores genéticos são definidos como elementos no DNA capazes de distinguir e caracterizar um indivíduo e que são transmitidos aos descendentes. Os STRs (do inglês, Short Tandem Repeats) são os marcadores mais comumente utilizados em exames de vínculo genético. Entretanto, em casos cujas amostras apresentam alto grau de decomposição faz-se necessário o uso de marcadores alternativos como SNPs e INDELs.

 

Os SNPs (do inglês, Single Nucleotide Polymorphism) são variações pontuais encontradas ao longo do DNA, isto é, são diferenças num único nucleotídeo. Já os polimorfismos de inserção e deleção (INDEL: de INserções e DELeções) são trechos de dois ou mais nucleotídeos que podem estar presentes (inserção) ou ausentes (deleção) nas fitas de DNA de um indivíduo. Ambos são frequentes no genoma humano e apresentam distintas vantagens em estudos forenses e populacionais.

 

A GENOMIC dispõe de painéis de 70 SNPs e de 40 INDELs para a resolução de casos forenses ou em situações cujos marcadores tradicionais suscitem dúvidas no resultado final.