DPD – Teste de Sensibilidade ao 5-fluorouracil

As fluoropirimidinas são importantes agentes quimioterapêuticos para o tratamento de diversos tipos de câncer. A fluoropirimidina 5-fluorouracil (5-FU) é um dos mais antigos e mais utilizados em diferentes esquemas infusionais, mas carrega um risco de toxicidade grave que pode levar à morte. Por volta de 80% do 5-FU é metabolizado no fígado pela enzima dihidropirimidina-desidrogenase (DPD). Os níveis da DPD mostram variações entre os indivíduos e esta variabilidade é a principal influência na resposta dos pacientes a 5-FU em relação à toxicidade, resistência e eficácia da droga. Esta enzima apresenta mutação em 5 a 8% dos pacientes, o que resulta na redução da atividade da mesma, levando a um aumento substancial da meia-vida da droga, e consequentemente, a um aumento do risco de toxicidade grave dose-dependente. Os sintomas da toxicidade 5-FU incluem mielossupressão, mucosite, diarréia, queda de cabelos, febre, perda de peso marcante e neurotoxicidade.

 

Considerando as toxicidades severas relacionadas ao 5-FU em pacientes com uma baixa atividade da DPD, a análise da presença de mutações deveria ser rotineiramente realizada antes de iniciar o tratamento com o este agente quimioterápico.

 

A variante mais bem estudada é DPYD*2A (também conhecida como c.1905+1G>A, rs3918290), ocorre na região de splicing do exon 14, o que resulta na deleção deste exon e perda de 165 pares de base, criando uma enzima não funcional. Os alelos  DPYD*13 (rs55886062) e rs67376798 também resultam em baixa atividade enzimática.

 

Metodologia:

Isolamento do DNA genômico de leucócitos. Amplificação por PCR e minisequenciamento da região amplificada do gene DPD (três variantes são analisados).


Coleta:

Para realizar o exame é necessária a coleta de sangue periférico ou de saliva em coletor especial (deve ser requisitado à Genomic).

 

Prazos:

Os resultados são enviados em 15 dias úteis, contados a partir da data do recebimento do material.

 

Para maiores informações e valores entre em contato com a Genomic.