CYP2C9 / VKORC1 – Teste de Sensibilidade à Varfarina

A varfarina (comercializada como “Marevan”) é reconhecidamente efetiva e indicada para a profilaxia e tratamento de trombose venosa e embolia pulmonar, para complicações tromboembólicas associadas com fibrilação atrial e substituição da válvula cardíaca, e posteriormente ao infarto do miocárdio, onde é usada para reduzir o risco de morte, recorrência do infarto e eventos tromboembólicos. Entretanto, o controle da anticoagulação oral é geralmente dificultado pela variabilidade individual quanto as doses requeridas para prevenção adequada. Esta variabilidade se deve a diversos fatores, incluindo-se adesão terapêutica, doenças sistêmicas, interações medicamentosas, dieta, estágio da doença e variações genéticas.

 

A varfarina é metabolizada por uma enzima hepática do citocromo P450, a CYP2C9, uma enzima que apresenta ampla variabilidade genética na população. As variantes mais importantes são as *2 e *3. Indivíduos portadores dessas duas variantes (genótipos *2/*2, *2/*3 e *3/*3) apresentam risco dobrado de hemorragia e requerem menor dose do anticoagulante em relação aos indivíduos com alelos selvagens (normais) *1/*1, enquanto que indivíduos com genótipos *1/*2 e *1/*3 (30% da população brasileira) também precisam de atenção na administração da droga.

 

Polimorfismos no gene VKORC1 (vitamina K epóxi-redutase) também têm sido descritos, sendo que o mais relevante é encontrado na região promotora (1639 G>A).

 

O teste genético com dois genes que predizem a sensibilidade à varfarina, o CYP2C9 e o VKORC1, pode determinar a maneira mais segura e eficaz de definir a dose da medicação cujo risco de sangramento ou anticoagulação excessiva esteja minimizado.

 

Metodologia:

Isolamento do DNA genômico de leucócitos. Amplificação por PCR e minisequenciamento das regiões amplificadas nos genes CYP2C9 e VKORC1 (quatro variantes são analisados).


Coleta:

Para realizar o exame é necessária a coleta de sangue periférico ou de saliva em coletor especial (deve ser requisitado à Genomic).

 

Prazos:

Os resultados são enviados em 15 dias úteis, contados a partir da data do recebimento do material.

 

Para maiores informações e valores entre em contato com a Genomic.